Como Fazer, na Prática, o Controle de Estoque de Produtos

post 47 como fazer na pratica o controle de estoque 1200x480 - Como Fazer, na Prática, o Controle de Estoque de Produtos
 

Você que nos acompanha já reconhece o valor da organização, evita acumular mercadorias desnecessárias ou a falta de produtos para a venda. Controlar o estoque é, também, controlar melhor suas finanças e a estrutura física da sua empresa.

Vamos ver como iniciar a fazer o controle de estoque, na prática?

Registrando o estoque

O primeiro passo é fazer com que o gestor financeiro tenha o controle completo do estoque da empresa. Dividido por mercadoria/produto, da seguinte forma:

  • Registrar a quantidade, o custo unitário e o custo total das mercadorias/produtos vendidos.
  • Quinzenalmente, fazer uma verificação, apurando se o saldo registrado na ficha está igual ao estoque físico na empresa.
  • Na sua ficha de estoque devem estar registrados: saldo em quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos.

Controlando as informações

Com o controle de estoque conseguimos saber a quantidade de CADA ITEM dentro da empresa e, ainda mais, quanto em dinheiro investido temos em estoque.

Embora seja uma tarefa simples, muitas empresas não realizam o controle de desvios, que é tão importante e acabam trazendo diversas consequências para uma empresa, como a falha em mensurar se o consumo dos materiais está de acordo com as necessidades, a possibilidade de desvios e o impacto nas vendas e produtividade de funcionários.

Como fazer

  • As entradas e saídas de mercadorias devem ser obrigatoriamente controladas e o controle deve ser cobrado de forma rígida.
  • Este controle deve ser feito através da anotação destas entradas e saídas em uma ficha ou em um sistema informatizado.
  • Qualquer saída de estoque deve ser acompanhada de uma requisição de saída.
  • Não permitir a retirada de mercadorias ou materiais sem a devida identificação de quem retirou.
  • Todo processo de movimentação de estoque deve ser estabelecido por meio das Normas de Entrada e Saída de Estoque.

Com todas estas informações do que está chegando ou saindo, o gestor consegue calcular o giro das mercadorias de forma organizada. Isso vai ser muito útil nas futuras compras da empresa e ajudar a melhorar o aproveitamento do seu capital de giro.

Além disso, terá a segurança de que as mercadorias são realmente utilizadas e não desviadas.

 

Dica de Ouro
Implantar o Inventário Rotativo. Nesse sistema, diariamente são escolhidos alguns itens para serem contados. As diferenças encontradas deverão ser comunicadas e investigadas.

 
 

Os registros de entrada devem ser feitos no recebimento das mercadorias, a partir da própria nota fiscal ou em uma nota de recebimento. Já os registros de saída devem ser feitos a partir da requisição de mercadorias emitidas pelos funcionários.

Essas são informações valiosíssimas e são reais. Podem ser colocadas em prática. Temos muito mais para oferecer, então, entre em contato e vamos conversar sobre ações e estratégias que irão ELIMINAR TODOS seus PROBLEMAS de estoque.

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância de manter um estoque sob controle e organizado.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente por e-mail: contato@estoqueexato.com.br

Agendar Visita

Ler mais Artigos

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para comercial@estoqueexato.com.br

× Olá, como posso ajudá-lo?