4 Exames para Conferir a Qualidade do Estoque da sua Empresa

post 45 4 exames qualidade do estoque 1200x480 - 4 Exames para Conferir a Qualidade do Estoque da sua Empresa
 

Tempo de leitura: 00:05:30

A chave do sucesso de uma empresa está na análise e diagnóstico dos seus procedimentos e estrutura. Esses fatores devem ser realizados com frequência, levando a iniciativa de ajuste e melhorias.

Para ajudá-lo a iniciar neste trabalho criamos esse pequeno guia com alguns exames para serem feitos, de maneira reflexiva, sobre a qualidade do estoque das empresas.

De forma dinâmica e divertida trouxemos alguns pontos que são essenciais para identificar a qualidade e características que trazem prejuízo e dificultam o trabalho no controle e gestão de de estoque.

Destacamos 4 (quatro) "sintomas" para examinar e, ao final, você poderá clicar para ser redirecionado ao diagnóstico (resultado) da “saúde” do estoque do seu negócio.

Produtos Fantasma - Estoque Exato

1 PRIMEIRO SINTOMA: PRODUTOS FANTASMAS

Verifique se já aconteceu em sua empresa:

Você ou um dos colaboradores vai até o estoque. Está procurando 10 unidades de um determinado produto. E depois de dezenas de minutos ou horas procuras, conseguiu encontrar apenas 4 unidades.

Onde estão as outras 6 unidades? Esses são os Produtos Fantasmas. Que provocam calafrios nos empreendedores brasileiros.

Sindrome de Diogenes - Estoque Exato

2 SEGUNDO SINTOMA: COMPRADORES COM SÍNDROME DE DIÓGENES

Se você é alguém que gosta da história ou filosofia grega, talvez tenha ouvido falar sobre Diógenes de Sinope. Um filósofo que vivia como mendigo, dormia num barril e ficou conhecido por acumular compulsivamente objetos desnecessários.

Agora, reflita comigo, esse personagem não parece estar vivo, ainda hoje? Veja o exemplo abaixo e lembre se isso aconteceu alguma vez em sua empresa:

  • Foi realizada a compra de uma determinada mercadoria para reposição. Quando a mesma é recebida da transportadora, uma surpresa negativa acontece ao irem guardá-la no estoque, havia a quantidade necessária em estoque para semanas ou meses de vendas/serviços.

As consequências você conhece:

  1. Promoções (que diminuem a margem de lucro)
  2. Mercadorias fora da validade
  3. Congelamento de fluxo de caixa
Caça ao Tesouro Estoque Exato

3 TERCEIRO SINTOMA: CAÇA AO TESOURO

Pode ser muito divertido fazer esse tipo de brincadeira em família, com as criança. Porém, na sua empresa, isso não pode acontecer de maneira alguma.

Tente lembrar se, alguma vez, você ou um dos funcionários foi procurar alguma mercadoria no estoque e ficou mais de 30 minutos procurando. E depois de muito tempo procurando não encontrou.

Então, alguns dias depois (ou até semanas) essa mercadoria aparece (magicamente) em seu estoque. É como uma caça ao tesouro. O problema é que no final da jornada você só encontrará prejuízo.

Quando isso acontece, enquanto você procura, seu cliente foi embora, comprou na concorrência e registrou na sua cabeça a falta de organização que a sua empresa apresentou.

Smash Caixa - Estoque Exato

4 QUARTO SINTOMA: SMASH CASH

Quem já trabalhou na frente de caixa conhece essa expressão, em português, como "quebra de caixa". Porém, não estamos falando aqui de algum fundo para cobrir falhas do caixa/crediário da empresa.

Estamos falando de QUEBRAR O CAIXA da sua empresa.

Isso acontece quando um produto é vendido por um preço diferente do que deveria ser vendido. Causado por erro de identificação ou cadastro no sistema que você utiliza.

Por isso falamos que o cadastro de produtos deve ser controlado e padronizado.

Não importa se você usa algum sistema informatizado ou analógico (papel). É necessário ter os preços muito bem claros e definidos no produto, evitando perdas no momento da venda.


Esse é o primeiro passo para identificar o estado de saúde (qualidade) do estoque da sua empresa. Para ver o resultado, com base nos pontos que compartilhamos acima, clique no botão abaixo:

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância de manter um estoque sob controle e organizado.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente por e-mail: contato@estoqueexato.com.br

Agendar Visita

Ler mais Artigos

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para comercial@estoqueexato.com.br

× Olá, como posso ajudá-lo?