Código de Barras: para que Serve?

código de barras para que serve
 

Códigos de Barras: para que Servem?

Tempo de leitura: 00:04:30

Você conhece a importância dos códigos de barras nas mercadorias? O que chamamos "código de barras" é um apelido dado. O seu nome padrão é European Article Number (Código EAN).

A sua principal funcionalidade é identificar as mercadorias. O código EAN ou código de barras é como o "RG" (número de identidade) de um produto. Assim, cada produto possui um código de uso exclusivo.

Obs.: A partir de agora usaremos a forma mais comum conhecida para nos refererimos ao código EAN: códigos de barras. Assim teremos mais mais fluidez na leitura.

Vantagens do seu uso

Com o código de barras conseguimos identificar com precisão máxima o produto que está sendo manuseado.

Também poderemos verificar, num piscar de olhos, as peculiaridades de um produto: sua descrição, unidade de medida, sabor, composição, tamanho, cor, etc.

Vamos deixar ainda mais claro o que estamos falando. Se pegarmos um pacote de café 250g e outro de 500g, de uma mesma marca, cada uma dessas embalagens terá um código de barras único.

Ainda que sejam do mesmo fabricante; mesmo tipo de torra; mesmo grão; a quantidade (peso) da embalagem os diferencia no código de barras.

Essa obrigatoriedade deve ser seguida pela indústria. De acordo com os padrões de fabricação internacional. Devendo o código de barras ser único e individual para cada um dos produtos comercializados.

 

Curiosidade
Se algum produto for mudado, é obrigatória a alteração do código de barras (código EAN). Se houver alteração na embalagem o produto deverá também ter seu código de barras alterado.

 
 

O código de barras (EAN) é um padrão Internacional

A criação e controle do registro de códigos de barras (EAN) segue uma regulamentação internacional. Dessa forma é possível fazer o rastreamento dos produtos, sabendo os países, estados ou cidade onde o mesmo é comercializado.

É através do código de barras que divergências são encontradas. Erros, alterações ou adulterações de mercadorias em um processo de transação comercial, na exportação ou importação, são passíveis de identificação.

O Código de Barras é único e não reutilizável

Uma vez que um código se refere a apenas um determinado produto – não sendo possível a utilização do mesmo código para dois produtos diferentes. Não é permitido o reaproveitamento de um código de barras.

Em caso de produtos distintos ou mesmo alteração na embalagem, quantidade, ou sabor, deverá ser solicitado ao órgão competente a criação de um novo código, em virtude das mudanças do produto.

Não é uma mera burocracia. Essa obrigação busca facilitar a gestão de estoque, compras e gestão fiscal.

Além disso, a utilização desses códigos reduz as chances de erros a uma margem MUITO próxima de zero, uma vez que são padronizados e lidos automaticamente através de leitores de código de barras ou de coletores de dados.

É importante que a análise tributária do cadastro de produtos seja realizada individualmente e com base no código de barras (EAN). Assim os resultados serão mais exatos do que um ajuste feito a partir do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

O Código de Barras é Aliado do Varejista

O código de barras é indispensável para gestão de estoque da sua loja, sendo importante para garantir a confiabilidade das informações. Trabalhando de uma forma que minimiza quaisquer possíveis erros na consulta ou lançamento de determinado produto.

Além de ser fundamental para evitar autuações e reduzir possíveis problemas na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe).

Conhecia essas informações sobre o código de barras? Participe dessa corrente do bem e compartilhe esse conteúdo com quem você acha que será relevante.

E lembre-se, se ficou com alguma dúvida ou achou que deveríamos acrescentar algo, fale com a gente por e-mail: contato@estoqueexato.com.br

Agendar Visita

Ler mais Artigos

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para comercial@estoqueexato.com.br

× Olá, como posso ajudá-lo?