Conheça a rotina PVPS e saiba como implementar em sua empresa

post 41 pvps o primerio que vcen sai 1200x480 - Conheça a rotina PVPS e saiba como implementar em sua empresa
 

tempo médio de leitura: 3 minutos 50 segundos

A sigla PVPS é um acronimo para a expressão "O Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai". Trata-se de uma forma prática de lidar com produtos que possuem data de validade.

O cuidado na reposição dos produtos que possuem data de validade ou são perecíveis deve fazer parte da rotina das empresas que os comercializam.

Como fazer para evitar perdas e desperdícios? A resposta é o PVPS (O primeiro que vence é o primeiro que sai).

 

O Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai

 

Dois fatores são a base da rotina PVPS. O primeiro está relacionado a exposição do produto nas gôndolas, vitrines ou refrigeradores. E o segundo está ligado diretamente a reposição destes.

Exposição

Aqueles produtos que possuem uma validade menor, devem receber maior destaque na organização da vitrine ou mesmo, dentro do estabelecimento, para que seja rapidamente vendido.

Em uma padaria, por exemplo, bolos, tortas, roscas que são produzidos e embalados, devem ser colocados no lugar de maior movimentação.

Esse tipo de estratégia, faz com que o consumidor veja com mais facilidade, potencializando a possibilidade de venda do produto. Evitando que exceda a sua validade, que costuma ser de poucos dias.

O que vence primeiro deve ter maior destaque para que seja o primeiro a ser vendido.

Reposição

Muitas vezes, por descuido ou pressa dos responsáveis pela reposição, os produtos são colocados nas vitrines e gôndolas sem a devida atenção para com a data de validade.

 

Isso provoca grandes perdas.

 
 

O consumidor costuma escolher os produtos da primeira fileira, o que fará com que, caso não haja uma rotina correta, os produtos com a data de validade próxima do vencimento não sejam comprados antes de atingir o prazo máximo.

Os pequenos mercados sofrem com isso. Por não ter o devido cuidado ao fazer a reposição, prezando pela velocidade somente, os produtos comprados anteriormente ficam para trás, deixando que a validade dos mesmo fique cada vez mais curta.

A solução é simples. Trazer para frente os produtos com a validade menor e colocar os com a data de validade maior atrás. Assim, estes serão vendidos antes de estourar a data de validade.

 

Dica Bônus: Promoções

 

É quase um sentimento universal. Quem não é atraído por uma placa ou área com a palavra escrita em letras garrafais “PROMOÇÃO”?

Uma boa forma de lidar com produtos próximos da validade é entrar em acordo com o fornecedor, ou mesmo sem essa parceria, realizar promoção de produtos com validade próxima.

O prejuízo será evitado ou reduzido, dependendo do caso. Além de atrair a atenção de cliente que poderão realizar a compra de outros produtos comercializados por sua empresa.

 

Comece Hoje a implementar a rotina PVPS

 

Essa rotina deve ser adotada pela equipe de reposição de mercadorias, que é basicamente, dar atenção aos produtos que têm um vencimento próximo.

Muitas vezes, nos agitos do dia a dia os repositores, com pressa, tendem a colocar os produtos sem prestar atenção na data de validade, isso pode ser a causa de grande parte das perdas desses itens.

Sendo assim, aplicar um processo cuidadoso de reposição de mercadoria que tenha como fundamento deixar os produtos que vencem primeiro à frente (PVPS), é uma boa estratégia para evitar perdas de estoque.

Gostou do artigo? O que acha de compartilhar com seus Contatos?

Se ficou com alguma dúvida ou pensa que algo poderia ser acrescentado, escreva um email para nós: contato@estoqueexato.com.br.

Agendar Visita

Ler mais Artigos

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para comercial@estoqueexato.com.br

× Olá, como posso ajudá-lo?