4 Formas INFALÍVEIS de FRACASSAR miseravelmente no Controle de Estoque

post 39 4 formas de falhar miseralvemnte PRINCIPAL 1200x480 - 4 Formas INFALÍVEIS de FRACASSAR miseravelmente no Controle de Estoque

Sim, quem continue fazendo dessas 4 formas, só consegue ter o olhar do homem na foto...

 

tempo médio de leitura: 5 minutos 40 segundos

 

Em nossos artigos no blog amamos falar sobre o nosso principal campo de trabalho: controle de estoque. Sabemos que esse é um elemento chave de qualque empresa, então, estamos tocando na “ferida” de 76,8% das empresas do comércio brasileiro (confira a matéria do G1: https://g1.globo.com/economia/noticia/em-tres-anos-3416-mil-empresas-foram-fechadas-no-brasil-aponta-ibge.ghtml).

 

Para a grande parte dos empreendedores do comércio atacadista e varejista realizar o controle de estoque é algo utópico, algo à  1000 quilômetros de distância da sua realidade. Isso acontece por uma uma diversidade de razões. E neste artigo vamos destacar 4 (quatro) FORMAS, INFALÍVEIS, de como você, no papel de administrador, pode fracassar MISERAVELMENTE no controle de estoque da sua empresa.

 

Só temos um pedido: Não faça isso, por favor...

 

Forma #1: Aceitar a situação e não tomar decisões para mudança

 

Você pode dizer:

“Ah, você não conhece a nossa empresa, aqui é diferente, o estoque nunca vai bater”

 
 

Continue pensando assim e você não terá dificuldades em levar a sua empresa ao fracasso. O segredo dos grandes empresários está em procurar alternativas e soluções criativas para processos e problemas que surgem no dia a dia do seu negócio.

Nomes como Steve Jobs, Elon Musk, Jorge Paulo Lemann, dentre outros, são destaque nacional e mundialmente por não se acomodarem diante dos desafios impostos pelo mercado, sociedade e realidade interna do seu negócio.

A pergunta é: de qual lado você quer estar?

 

Forma #2: Confiar na infalibilidade ao empacotar materiais vendidos

 

Essa é uma forma infalível de causar grandes furos no seu estoque. É quase como rasgar dinheiro, só que de uma maneira menos dramática. Se sua empresa não possui uma conferência dos materiais faturados que foram embalados, não há maneira de garantir que a quantidade correta foi colocada na caixa ou embalagem.

 

Acredite, se o seu cliente perceber, mesmo que receba mais do que comprou, irá desconfiar que em outras compras acabou recebendo menos do que realmente pagou. Quer deixar seu cliente desconfiado? Esse é o caminho. Sem conferência, seu fracasso está carimbado.

 

Vai continuar assim? Ou vai criar processos de conferência, no mínimo, dupla?

 

Forma #3: Acreditar que o que está em uma nota fiscal é o que chegou no caminhão da transportadora

 

Isso aconteceu, sem dúvidas, nas 76,8% das empresas que fecharam entre 2013 e 2016. Ao receberem semanalmente mercadorias de seus fornecedores, não verificaram se receberam, realmente, o que pagaram.

 

Além do transtorno burocrático, para o caso da necessidade da emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica de Devolução, muitas horas ou até mesmo dias serão desperdiçados, quando, semanas ou meses depois, procurarem uma mercadoria e descobrir que houve uma falha na entrega do pedido.

 

Como diz o ditado popular: o seguro morreu de velho. A não ser que seu objetivo seja fracassar miseravelmente, é muito importante criar procedimentos para conferência de mercadorias recebidas, evitando perca de tempo e dinheiro.

 

Forma #4: Imaginar que no Controle de Estoque existe a Lei do Retorno

 

Dizem os exotérico que “tudo que vai, volta”. Não cabe a nós discutir se na vida isso é válido ou não. Mas quando falamos de controle de estoque, essa é uma forma de levar sua empresa morro abaixo: imaginar que se um produto saiu do estoque, irá voltar automaticamente.

 

Isso não funciona assim. Em 80% dos casos analisados* esse é o principal fator que deixa furos do tamanho das crateras lunares no estoque de qualquer empresa.

 

Se o seu objetivo é nadar contra a maré, a solução é criar procedimentos de requisição de materiais, para que haja controle dos itens que foram retirados do estoque, seja para venda ou para abastecer gôndolas e vitrines.

 

Levando à sério, além das comparações

 

Fizemos em tom de brincadeira as 4 formas infalíveis de fracassar, detalhe, MISERAVELMENTE no controle de estoque da sua empresa. Obviamente, sabemos que não é isso que você procura e muito menos o que queremos para o seu negócio.

 

Porém, é importante destacar que, caso nenhuma decisão seja tomada, sua empresa continuará dentro da estatística daquelas que não controlam o estoque e sofrem com perdas de dezenas de milhares de reais todos os anos.

 

O controle de estoque é algo crítico, de extrema importância, essencial para o sucesso de qualquer negócio.

 

Reflita sobre os pontos destacados neste artigo e procure formas de levar o seu projeto ao sucesso e deixar o fracasso a milhares de anos luz de distância da sua empresa.

 

Se quiser saber mais sobre como a Estoque Exato pode te ajudar a melhorar o controle de estoque da sua empresa entre em contato e um dos nossos consultores irá explicar como poderemos criar estratégias e ações para otimizar os processos da sua empresa..

 

O que achou da nossa analogia? Foi divertido e produtivo para você? Se o artigo agregou algo, não guarde somente para você, compartilhe nas suas redes sociais.

Você também pode nos mandar um e-mail para contato@estoqueexato.com.br

Agendar Visita

Ler mais Artigos 

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para comercial@estoqueexato.com.br

× Olá, como posso ajudá-lo?